A grande maioria das câmeras DSLRs (SLR) atuais oferecem aos fotógrafos amadores e profissionais a opção para registrarem suas imagens no formato JPG ou RAW. Afinal, o que diferência essencialmente o primeiro do segundo?
De primeira, se não quiserem continuar lendo todo o texto, saibam que fotografar utilizando o formato RAW é melhor! Graças a capacidade que o arquivo neste formato tem de armazenar uma maior informação de tons de cor. Mas se prepare! Fotografar em RAW exige um programa dedicado/especifico para conseguir abrir e editar o arquivo. Além disso, ao abrir este tipo de arquivo você pode se decepcionar com a imagem “sem graça”que não terá contraste e nenhum filtro de cor…o RAW entrega a imagem bruta!
Para entender mais sobre a diferença destes formatos assista o video!
Abaixo posto uma lista de programas gratuitos e recomendados que dão ao fotógrafo a possibilidade de abrir e editar o arquivo RAW! Os melhores programas PAGOS para manipular este formato são o Lightroom, Aperture e o Photoshop.
Programas gratuitos:
Raw Therapee
Esqueceu do Capture One, que é melhor que Lr e Aperture em muitos quesitos, como tons de pele.
Quanto ao assunto principal, acho que depende muito do que se está fotografando. Em estúdio, por exemplo, o jpeg pode ser suficiente, pois você tem tudo controlado. Já em casamentos, é bem complicado usar jpeg por causa das diferentes exposições e balanços de branco mudando o tempo inteiro.
Abraços.
obrigado por completar o post!
valeu!