christian camilo - camiloart

O Pictorialismo marca uma importante fase da arte da fotografia. Fotógrafos, pesquisadores da produção visual, passam a se questionar se a fotografia poderia ser encarada como forma artística. O questionamento aflora em meados do séc. 19, fase em que a tecnologia e o processo de produção de fotografias acelera e se expande pelo globo.

Produzir uma fotografia, um retrato de uma pessoa, uma foto de paisagem, levava apenas alguns segundos. De fato a câmera era capaz de documentar qualquer coisa, mais rápido e mais preciso do que muitos pintores…mas dava pra conceber criatividade na arte de fotografar?

Pictorialistas, se assim pudessemos classificar, eram os amantes de fotografias que tentavam reproduzir idéias da pintura, do desenho….da arte barroca e clássica. Alguns atribuem este esforço criativo a necessidade de dar reconhecimento artístico para a fotografia. Talvez alguns tenham abraçado esta missão…mas é provável que muitos simplesmente tenham abraçado de modo instintivo e criativo esta qualidade do fotograma. Neste episódio vamos ver como a criatividade na fotografia caminhou junto, influenciou e foi influenciado por momentos da história da arte, como o surrealismo, o impressionismo, o barroco e o clássico.

Comments (2)

Alberto Pontes

Christian,
Existem pontos de interseção entre o pictorialismo e a abstração? Na foto da mulher com o rosto distorcido no copo, por exemplo, poderíamos caracterizá-la como abstrata também? Achei que o pictorialismo remeteria a uma fotografia com aspecto de pintura (como no impressionismo do Monet), o que não vejo na foto citada (mulher no copo). Abração.

5 years ago
Alberto Pontes

Já que você gosta do aspecto artístico da foto desfocada e/ou distorcida, que tal produzir um vídeo acerca da técnica de execução do efeito zooming? Abraço, querido.

5 years ago

Leave a Reply

FacebookTwitterGoogle
@
%d bloggers like this: